
Stephen King, o aclamado “Mestre do Terror”, surpreendeu os fãs ao divulgar sua lista pessoal dos 10 filmes favoritos de todos os tempos. Publicada em seu perfil no X (antigo Twitter) em 8 de setembro, a lista é dominada por clássicos dos anos 70 e abrange diversos gêneros, de dramas a thrillers e comédias românticas.
King, por sua vez, excluiu de sua lista qualquer adaptação de suas próprias obras, como Misery ou Um Sonho de Liberdade. Ele mostra um gosto refinado e clássico, com escolhas que ecoam as grandes premiações e o apreço de outros diretores notáveis.
A Lista de Ouro do Mestre do Terror
As escolhas de Stephen King não seguem uma ordem específica, mas destacam sua paixão por filmes que marcaram a história do cinema. O autor de terror, por exemplo, selecionou obras de diretores lendários como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e Steven Spielberg, além de clássicos com atuações de Humphrey Bogart e Robert De Niro.

A lista de King, em suma, foi dominada por clássicos dos anos 70, abrangendo diversos gêneros, e incluiu obras premiadas.
- Feiticeiro (1977)
- O Poderoso Chefão Parte II (1974)
- A Fuga (1972)
- Feitiço do Tempo (1993)
- Casablanca (1942)
- O Tesouro da Sierra Madre (1948)
- Dupla Indenização (1944)
- Tubarão (1975)
- Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
- Ruas Perigosas (1973)

A Comparação com Outras Listas Famosas
A lista de Stephen King, curiosamente, ecoa as preferências de outras personalidades e institutos de cinema. Steven Spielberg, por exemplo, considera o original, O Poderoso Chefão, como “o melhor filme americano já feito”. King, em contrapartida, elegeu a segunda parte para sua lista pessoal.
O Instituto Americano de Cinema (AFI) também tem sua lista dos 100 Maiores Filmes Americanos. Nela, o icônico Cidadão Kane (1941) lidera, enquanto O Poderoso Chefão aparece em segundo lugar. Casablanca, um dos favoritos de King, está em terceiro. Outros filmes da lista de King também figuram no ranking do AFI, como Dupla Indenização (29º), O Poderoso Chefão Parte II (32º) e o clássico de Spielberg, Tubarão (56º).
A lista de King, embora pessoal, se alinha com o que a crítica e o público consagraram como obras-primas. Isso demonstra que o Mestre do Terror tem um olhar apurado para a sétima arte em todos os seus gêneros.
Fonte: USA Today
Publicar comentário